segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Comunicado Seminário de Veneza,Itália


Excelentíssimos Confrades,

É com a maior satisfação que me dirijo aos confrades no sentido de comunicar a Vossas Excelências, a participação de uma delegação da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta nos trabalhos do Seminário Internacional da Ordem Soberana Militar de Malta, os quais decorreram em Veneza, Itália durante os dias 15 a 18 do corrente mês de Janeiro, sob a Superior orientação de Sua Alteza Eminentíssima o Príncipe e Grão Mestre Fra Matthew Festing tendo participado nos mesmos cerca de 500 confrades provenientes dos cinco continentes.
No âmbito das conclusões que resultaram deste encontro, passo a comunicar a Vossas Excelências as seguintes informações do interesse da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses.
Em primeiro lugar, nos termos do disposto na Carta Constitucional e do Código Melitense, decorreu a reunião dos Presidentes das Associações Nacionais, na qual tive a Honra e o gosto de participar em representação da Assembleia Portuguesa. Por entre os vários temas agendados para a reunião assumia particular relevância a eleição pelos Presidentes presentes - e por entre um número de 47 - de 15 Presidentes, delegados ao Conselho Geral que nos termos da Lei Melitense reunirá no próximo mês de Junho de 2009.
É pois com a maior alegria que venho comunicar a Vossas Excelências, a titulo institucional e pessoal a minha eleição enquanto delegado ao Conselho Geral, tendo essa mesma designação sido considerada pelo Grão Magistério e pelos restantes Presidentes como um significativo testemunho de apreço e de consideração pela Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, pelos seus trabalhos assistenciais, pela sua acção em prol da Defesa da Fé, constituindo desse modo um claro sinal de respeito e de reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo Conselho.
Por outro lado, cumpre-me transmitir a Vossas Excelências a feliz notícia do oferecimento à Assembleia dos Cavaleiros Portugueses de uma Santa Relíquia de Santa Luzia pelo Grão Priorado de Lombardia e Veneza, em cerimónia presidida conjuntamente por Sua Excelência Reverendíssima Monsenhor Ângelo Acerbi, Prelado da Ordem e por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de São Paulo.
Durante a cerimónia, tive a Honra de receber a Santa Relíquia das mãos do Prior do Grão Priorado de Lombardia e Veneza Sua Excelência o Venerável Bailio Fra Roggero Caccia Dominioni, tendo a Santa Relíquia sido abençoada por Suas Excelências Reverendíssimas.
Encontrando-se o corpo de Santa Luzia, Virgem e Mártir sepultado na Igreja de São Jeremias e de Santa Luzia em Veneza, e tendo sido do conhecimento de S.E. o Prior do Grão Priorado dessa mesma jurisdição que a sede nacional da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses se encontra na Igreja de Santa Luzia e que não dispunha a nossa Assembleia de uma Santa Relíquia de Santa Luzia para veneração na nossa igreja, teve Sua Excelência Fra Dominioni a bondade de interceder junto do Patriarcado de Veneza no sentido de nos ser oferecida uma Santa Relíquia da Santa Padroeira da nossa sede.
Oportunamente serão os Excelentíssimos confrades informados da data da cerimónia de entrega formal da Santa Relíquia, aguardando-se a marcação da data da cerimónia, em função da disponibilidade de Sua Excelência o Venerável Bailio Fra Dominioni, de se deslocar a Portugal para participar nesse importante e significativo evento.
Por fim , cabe-me informar Vossas Excelências, de que o Santuário de Fátima enquanto Lugar Santo de Peregrinação foi referido nas conclusões finais apresentadas no plenário final dos trabalhos enquanto prioritário como local de Peregrinação para os cavaleiros de Malta de todo o mundo, a seguir ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Deus Guarde Vossas Excelências,

Conde de Albuquerque
Presidente