domingo, 5 de julho de 2009

Cerimónias comemorativas do Dia do Santo Patrono e do 110º Aniversário da Assembleia Portuguesa

No passado dia 27 de Junho decorreram no Palácio Nacional de Queluz as cerimónias solenes comemorativas do Santo Patrono São João Baptista , e do centésimo décimo aniversário da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta.
S.Exª Reverendissima o Arcebispo Emérito Primaz de Braga, Capelão Grã Cruz Conventual « ad honorem» presidiu à Santa Missa rezada na Capela Real Do Palácio Real de Queluz, e durante a qual foram investidos 7 novos cavaleiros e 1 Dama.
S.E o Conde de Albuquerque condecorou ainda duas personalidades com a Ordem Pro Merito Melitense.
A seguir à celebração da Santa Missa , S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta , juntamente com Sua Excelências os Senhores Chefes de Estado Maior Do Exército e da Marinha dirigiram –se acompanhados da totalidade dos confrades e dos convidados presentes à Praça do Palácio onde prestaram homenagem à memória de Sua Majestade a Rainha Dona Maria I, depondo uma coroa de flores junto à estátua da Soberana. Nessa ocasião o Sr. Chanceler S.E. o Sr. Embaixador Dr. Manuel Côrte Real usou da palavra, proferindo um breve discurso alusivo à obra e acção da Rainha Dona Maria I e de seu esposo El Rei Dom Pedro III.
Finda a homenagem todos os presentes dirigiram-se aos Jardins de Malta do Palácio de Queluz onde foi servido um cocktail, seguindo-se um jantar na Sala do Trono, presidido por S.E. o Sr. Conde de Albuquerque.
No fim do jantar S.E. usou da palavra, saudando os presentes, em particular os convidados e os novos cavaleiros, exortando-os a cumprir o juramento feito e a realizarem boas obras, sempre no respeito do Tuitio Fidae e do Obsequium Pauperum.
Fez ainda no seu discurso, um resumo das actividades da Assembleia Portuguesa nos últimos cento e dez anos , falando também nos projectos que se perspectivam para os próximos anos.
Após o jantar foi lançado o nº 11 da Revista Filermo, e apresentada uma peça (10 exemplares) comemorativa do 110 º aniversário da Assembleia Portuguesa: um painel de azulejos do Seculo XVII, de belíssima execução e de fino recorte , representando a Cruz de Malta.