domingo, 31 de janeiro de 2010

Estado Maior do Exército recebe Ordem de Malta




No dia 29 de Janeiro, uma Delegação do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, chefiada pelo seu Presidente S.E. o Sr. Conde de Albuquerque deslocou-se ao Estado Maior do Exército em Lisboa, a convite de Sua Excelência o Senhor General Pinto Ramalho, Chefe de Estado Maior do Exército Português.
Presente também nesta visita S.E. o Senhor Embaixador da Ordem de Malta em Portugal S.E. o Sr. Dr. Miguel de Polignac.
Após a apresentação formal de cumprimentos e uma reunião no Gabinete de S.E. o Chefe de Estado Maior, a Delegação assistiu a um «briefing» sobre a organização e as acções desenvolvidas pelo Exército em Portugal e no mundo, seguindo-se uma visita guiada ao Museu Militar e por fim um almoço na Messe dos Oficiais.
Após a refeição usaram da palavra S.E. o Senhor General Pinto Ramalho, e S.E o Sr. Conde de Albuquerque tendo-se procedido à troca de presentes entre os membros das duas delegações.
Foram lembrados, por ambas as partes os laços de amizade pessoal e institucional existentes há já longos anos entre o Exército Português e a Ordem Soberana Militar de Malta, alicerçados num quadro comum de valores e de referências éticas bem como num importante historial de serviço efectivo às populações.
Foi também evocado o facto de o Exército Português colaborar desde 1976 com a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, naquela que é a principal acção hospitalária da Ordem de Malta em Portugal, ou seja : o socorro e o auxilio prestado nas estradas, aos peregrinos de Fátima, durante os primeiros 12 dias dos meses de Maio.
Ficaram deste modo reforçadas as boas relações já existentes entre ambas as entidades, perspectivando-se a continuação de uma boa cooperação, e a realização num futuro próximo de eventuais acções conjuntas, a desenvolver na área assistencial.

Sem comentários: