sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cerimónias comemorativas do 670º aniversário da Batalha do Salado

No dia 30 de Outubro decorreram em Portel e em Évora as cerimónias comemorativas dos 670 anos da Batalha do Salado, organizadas pela Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, relembrando-se a participação decisiva dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, os quais, com a sua intervenção militar foram decisivos para a vitória das forças cristãs sobre os mouros.
Pelas 11h00 foi celebrada a Santa Missa no Mosteiro de Vera Cruz de Marmelar, antigo Mosteiro dos Cavaleiros de Malta, onde se encontra ao culto e para veneração dos Fiéis o Santo Lenho da Cruz de Cristo, Presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo de Évora, Sr. Dom José Alves na presença de um número significativo de Cavaleiros e Damas.
A cerimónia religiosa foi acompanhada pelo Grupo Coral da Igreja do Carmo de Beja.
Após a celebração da Santa Missa saiu a Procissão pelas ruas de Vera Cruz, acompanhada pela banda de Portel e acabando, no adro da Igreja, com a Bênção dos fiéis dada por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo de Évora empunhando o relicário que contêm o Santo Lenho.
Seguiu-se um almoço no Hotel de Portel presidido por S.E. o Sr Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa e por S.E. o Sr.Dr. Miguel de Polignac, Embaixador da Ordem de Malta em Portugal.
Pelas 16h00 deu-se início à Sessão Solene na Universidade de Évora presidida pelo seu Magnífico Reitor, tendo apresentado as suas comunicações acerca da Batalha do Salado o Senhor Dr. Augusto Martins Ferreira do Amaral, Barão de Oliveira Lima, e Sua Excelência o Senhor Conde de Orgaz, Presidente da Assembleia Espanhola da Ordem de Malta, que se dignou participar no evento, evidenciando deste modo as excelentes relações de amizade e de cooperação institucional entre as duas Assembleias.
A sessão encerrou-se com um concerto coral pelo Coro Evorae Musica, tendo os presentes jantado no Palácio das Cinco Quinas onde as Excelentíssimas Senhoras Duquesas de Cadaval ofereceram um jantar aos participantes nesta jornada Espiritual e Cultural organizada pela Assembleia Portuguesa.



Estas e outras fotos estão disponíveis na sede da Ordem em Lisboa.