quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Visita de Estado de SAE o Príncipe e Grão-Mestre Frei Matthew Festing a Portugal

Primeiro dia da visita.

No dia 23 de Novembro, SAE iniciou uma Visita de Estado a Portugal a convite de S.E. o Sr. Presidente da República Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.
No inicio deste primeiro dia da sua visita decorreram as cerimónias habituais de deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luiz Vaz de Camões, símbolo da Portugalidade, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. SAE teve ainda Honras Militares prestadas pela Cavalaria da GNR em frente ao Mosteiro, onde após uma breve visita guiada pela Igreja e pelos Claustros, foi em automóvel com escolta de honra a cavalo até ao Palácio de Belém, onde foi recebido por S.E o Sr. Presidente da República e Dra. Maria Cavaco Silva.
Após a audição dos Hinos Nacionais, interpretados pela Banda da GNR, da fotografia oficial, assinatura do Livro de Honra e troca de presentes e condecorações, seguiu-se uma curta reunião entre os dois Chefes de Estado, após a qual proferiram uma breve declaração em conferência de Imprensa para os jornalistas destacados para cobrir esta visita, tendo-se seguido um almoço no Palácio de Belém, oferecido à Delegação e a SAE.
Durante a tarde SAE foi ainda recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, ao Largo do Município tendo S.E . o Sr. Presidente da Câmara, Dr. António Costa, dado as boas vindas a SAE e à respectiva comitiva após a interpretação dos Hinos Nacionais e a passagem em revista à Guarda de Honra.
Foram oferecidas a SAE as «Chaves de Ouro da Cidade de Lisboa», pelo Senhor Presidente da Câmara, tendo sido lidos os discursos, de boas vindas e de agradecimento.
Durante a tarde SAE inaugurou ainda um consultório no Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Cidade , o qual se encontra sob a Direcção clínica da Assembleia Portuguesa seguindo-se uma visita as obras assistenciais desenvolvidas pela Assembleia no Convento do Menino de Deus, junto ao Castelo de São Jorge.
À noite SAE e a comitiva participaram no Banquete de Estado que lhes foi oferecido por S.E. o Sr. Presidente da República e Dra.Maria Cavaco Silva no Palácio Nacional da Ajuda , e no qual participaram cerca de 150 pessoas, relacionadas com a Ordem Soberana Militar de Malta em Portugal.



Segundo dia.

No segundo dia da Visita de Estado de SAE O Príncipe e Grão-Mestre da Ordem de Malta a Portugal, foi assinado ao inicio da manhã, na sede da CPLP em Lisboa, um acordo bilateral de cooperação, o qual vem estabelecer as bases de uma colaboração mais reforçada na área assistencial entre a Ordem de Malta e os membros que integram essa Organização Internacional de Países de Língua Portuguesa.
Seguiu-se a deslocação à Igreja de Santa Luzia, onde SAE e a respectiva comitiva foram recebidos por uma Banda Marcial da GNR, tendo a mesma interpretado o Hino Oficial da Ordem.
Após o que S.E. O Conde de Albuquerque apresentou os membros do seu Conselho , tendo-se seguido as cerimónias de Consagração da nova imagem de São Nuno de Santa Maria, de descerramento de uma placa comemorativa desse evento e de inauguração de um quadro do Príncipe e Grão Mestre António Manoel de Vilhena.
Seguidamente SAE , assim como os membros da sua comitiva assinaram o Livro de Honra da Assembleia Portuguesa, tendo ainda visitado as instalações da Igreja de Santa Luzia, assim como o terraço sobranceiro ao Rio Tejo e ao bairro típico de Alfama.
Após uma pequena deslocação a pé para a sede da Fundação Ricardo Espírito Santo , no Palácio Azurara a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta ofereceu um almoço presidido por S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, a cerca de 150 participantes.
Durante o almoço S.E. o Conde de Albuquerque proferiu um discurso de boas vindas a SAE Frei Matthew Festing.
No fim do almoço SAE dirigiu-se para o Seminário dos Olivais onde foi recebido em audiência por Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa , D. José da Cruz Policarpo, tendo sido abordados possíveis projectos comuns no que se refere a doentes atingidos de doenças degenerativas, em Portugal e nos países da CPLP.
Ao final da tarde foi celebrada a Santa Missa na Sé Patriarcal de Lisboa, presidida pelo novo Capelão Conventual Grã Cruz ad honorem da Assembleia Portuguesa, Sr. D. Antonino Eugénio Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, a quem SAE impôs nessa ocasião e antes de se iniciar a celebração da Santa Missa as insígnias.
Sua Eminência Monsenhor Rino Passigato , dignou-se co-celebrar a Santa Missa.
No final, SAE visitou a Sé Patriarcal, tendo seguido para a Chancelaria da Embaixada da Ordem de Malta em Portugal, no Palácio da Junqueira , onde S.E. O Sr. Embaixador Miguel de Polignac ofereceu um jantar sentado para 16 pessoas.



Terceiro dia.

Neste seu último dia de visita, SAE e a respectiva comitiva visitaram a sede da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido recebidos pelo seu Presidente Sr. Dr. Rui Vilar e visitado a respectiva colecção de Arte.
Após o que SAE e a Comitiva se dirigiram ao Palácio de São Bento, sede da Assembleia da República, onde, na Praça fronteira ao edifício das antigas Cortes , foram recebidos por S.E o Sr. Presidente da Assembleia da República, Sr. Dr. Jaime Gama , e prestadas Honras Militares e interpretados os Hinos Nacionais.
SAE, acompanhado por SE o Sr. Presidente Jaime Gama, passou seguidamente revista às tropas da Guarda de Honra, após o que se seguiu uma recepção em audiência de boas vindas pelo Sr. Presidente da Assembleia, e pelos membros da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, tendo-se seguido uma visita às instalações do Palácio de São Bento.
SAE e a comitiva foram ainda recebidos na «Varanda do Corpo Diplomático» do Parlamento, tendo sido assinalado, no âmbito dos trabalhos, a sua presença na Câmara, facto que foi saudado por um aplauso unânime de todas as bancadas dos vários Partidos .
Seguiu-se um almoço no «Refeitório dos Frades» do Palácio de São Bento.
Posteriormente, SAE e respectiva comitiva deslocaram-se ainda à Residência Oficial de S.E. o Sr. Primeiro Ministro, Engº José Sócrates onde foi recebido para uma curta audiência de cerca de 20 Minutos .
SAE seguiu para o Aeroporto Internacional de Lisboa , tendo assim terminado a Visita de Estado a Portugal.



Estas e outras fotos estão disponíveis na sede da Ordem em Lisboa.

Sem comentários: