terça-feira, 17 de maio de 2011

Visita Privada de SAE o Príncipe e Grão-Mestre Frei Matthew Festing a Portugal

No dia 12 de Maio SAE o Príncipe e Grão Mestre iniciou a sua visita privada de 4 dias a Portugal participando nas habituais cerimónias religiosas celebradas nos dias 12 e 13 no Santuário de Fátima.
Sua Alteza Eminentíssima foi também recebido em audiência pelo Excelentíssimo Reitor do Santuário de Fátima, por S.E. o Senhor Presidente da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.
SAE teve ainda ocasião de ter uma reunião com Sua Eminência o Senhor Cardeal Arcebispo de Boston, D. Sean O ' Malley, convidado este ano a presidir às cerimónias do 13 de Maio em Fátima.
De regresso a Lisboa na noite do dia 13 de Maio, Sua Excelência o Sr. Dr. D. Augusto Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt de Athayde ,Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses ofereceu um jantar privado na sua casa de Lisboa a SAE e à respectiva comitiva, composta respetivamente por SA O Príncipe Peter Von Lobkowicz, e pelo membro do Soberano Conselho Sr. António Sánchez-Corêa e esposa, estando também presentes, os titulares dos orgãos sociais da Associação Portuguesa, os Embaixadores da Ordem Soberana Militar de Malta acreditados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, S.S. A.A.R.R. os Duques de Bragança, antigos Presidentes da Associação Portuguesa, S.E.Reverendíssima o Núncio Apostólico e também sua Excelência o Senhor Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta, Dr. Miguel de Polignac e a Sr.ª Dona Piedade de Castello Branco de Polignac.
De realçar a importância da intervenção e do acompanhamento pela Embaixada de toda a Visita de SAE e comitiva, nomeadamente na articulação institucional com as Autoridades Oficiais e Eclesiáticas; tendo a Embaixada e a Assembleia, desenvolvido todos os esforços necessários, num espírito de grande solidariedade pessoal e institucional para o grande êxito desta que foi a 2ª Visita de SAE a Portugal.
No dia seguinte SAE deslocou-se a Elvas para visitar as obras de restauro da Igreja de S. João da Corujeira, e para assistir às cerimónias evocativas da memória dos mortos nas Guerras Peninsulares, e dos duzentos anos da Batalha de la Albuera, que decorreram no Cemitério dos Ingleses.
Nessas cerimónias foi devidamente evocada a memória de vários oficiais e soldados Portugueses, Britânicos e Espanhóis que caíram em combate nesse confronto militar.
SAE passou o resto da tarde e o jantar na casa do Cavaleiro de Malta Dr. João Pinto Ribeiro.
No dia 15 pela manhã, seu último dia da visita, assistiu à Santa Missa na Igreja de Santa Luzia e São Brás, tendo-lhe nessa ocasião sido oferecidos a SAE e aos membros da sua Delegação diversos presentes,nomeadamente por alguns alunos do Queen Elizabeth's School, e assinado o Livro de Honra da Assembleia Portuguesa.
Seguiu-se um aperitivo no Castelo de São Jorge, tendo SAE e comitiva deixado Lisboa em direcção a Roma ao principio da tarde.



Estas e outras fotos estão disponíveis na sede da Ordem em Lisboa.