sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

In memoriam – Dona Maria da Conceição e Joaquim Pedro de Oliveira Martins

Morreram ontem, num acidente de viação perto de Borba, os nossos confrades D. Maria da Conceição e Joaquim Pedro de Oliveira Martins, quando se dirigiam a Vila Viçosa onde representariam a Ordem nas cerimónias em honra da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
D. Maria da Conceição da Costa Gonçalves Moreira de Oliveira Martins nasceu em Lisboa a 7 de Julho de 1940. Admitida na Ordem em 1990, era presentemente Dama Grã-Cruz de Graça e Devoção e Secretária do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, funções que exercia com insuperável empenho desde 2006. Recebeu a Cruz de Mérito com Placa (Grande-Oficial) da Ordem “pro-merito Melintese” em 1999 e foi assessora do Secretário do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses entre 2003 e 2005.
Como Secretária do Conselho foi de uma inexcedível dedicação à nossa Ordem, a que devotou as suas energias nos últimos anos, não descurando nunca as obras sociais, nomeadamente o Movimento de Carnide, de que foi fundadora, e o apoio aos idosos do Crato e do Gavião, também projetos da sua responsabilidade e iniciativa. 
Joaquim Pedro Bentheim de Noronha Moraes Pinto de Oliveira Martins nasceu em Lisboa a 19 de Fevereiro de 1930. Era Cavaleiro de Graça e Devoção, tendo sido admitido na Ordem em 1985. Desempenhou as funções de Presidente do Conselho Fiscal da Assembleia e também da Fundação Frei Manuel Pinto da Fonseca (1997-2002), tendo sido igualmente Presidente do Conselho de Curadores da Fundação.
Que Deus Nosso Senhor e a Imaculada Virgem Maria os recebam na Glória Celeste. Descansem em Paz.