terça-feira, 15 de maio de 2012

Balanço da campanha de assistência aos peregrinos Fátima-Maio 2012








O Corpo de Voluntários da Ordem de Malta (CVOM), desenvolveu-se este ano, entre os dia 5 e 12 de Maio, a 36ª campanha de assistência aos peregrinos de Fátima.
Utilizando uma logística que envolveu cerca de 250 voluntários, entre Sacerdotes, Médicos, Enfermeiros, Socorristas, pessoal de manutenção e apoio, montaram-se 6 postos de assistência a Norte de Fátima e 5 a Sul.
Ao longo do caminho vindo do Norte, iniciou-se a assistência em Águeda, terminando em Santa Catarina da Serra (sendo intermediados por Santa Luzia, Condeixa, Barracão e Caranguejeira) cobrindo um percurso de cerca de 200 km.
Na rota do caminho de Sul, iniciou-se a assistência em Montemor terminando em Pernes (sendo intermediados pelos postos de Azambuja, Coruche e Alcanhões e havendo ainda apoio móvel em Raposa, Lamarosa).
A assistência religiosa e espiritual diferencia a ação assistencial dos postos do CVOM.
Os Sacerdotes que apoiam os postos de assistência, celebram diariamente a Eucaristia para os peregrinos e voluntários, no próprio campo, e confessam e assistem os peregrinos e voluntários, de uma forma atenciosa e amiga, muitas vezes mais reconfortante e eficaz do que os próprios tratamentos físicos.
Este ano o CVOM efetuou cerca de 4.160 tratamentos médicos e de enfermagem aos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima, sendo 1.394 a Sul e 2.766 a Norte, tendo procedido a evacuação e acompanhamento, para o Hospital, de 7 peregrinos.
Deu, também, dormida e local de descanso a cerca de 1.400 peregrinos, com a ajuda preciosa do Exército Português, tendo servido cerca de 1.129 refeições nos seus postos de assistência.
Toda esta ação assistencial, prestada de forma totalmente gratuita e desinteressada, só se torna possível pela Fortaleza que Deus nos concede para a Caridade, demonstrada na abnegação dos voluntários e membros da Ordem envolvidos, que, cumprindo estes propósito segundo os ensinamentos do Santos Evangelhos, contam, também, com a ajuda dedicada de muitas Instituições, Empresas e particulares que colaboram com o CVOM, nomeadamente o Exército Português e o Hospital de São João-Porto.