quinta-feira, 17 de maio de 2012

Participação nas cerimónias do 201º aniversário da Batalha de "La Albuera" em Elvas





Em conformidade com o que já vem sendo usual, S.E . o Sr. Conde de Albuquerque participou, juntamente com S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac nas cerimónias evocativas da memória dos oficiais falecidos na batalha de "La Albuera" travada durante as guerras peninsulares.
Com efeito, vários oficiais britânicos caídos em combate foram posteriormente sepultados num cemitério em Elvas localizado sobre a respetiva muralha, naquele que é conhecido como Cemitério Britânico de Elvas.
Durante as cerimónias S.E. o Sr. Conde de Albuquerque usou da palavra tendo enaltecido a coragem dos oficiais ali sepultados e lembrado também os Cavaleiros de São João que caíram na tomada de Elvas aos mouros no século XIII; assim como a importância da existência de uma Igreja, no perímetro do cemitério Britânico denominada  Igreja de São João da Corujeira, construída pelos Cavaleiros de São João após o cerco e conquista de Elvas e hoje restaurada pela Associação dos Amigos do Cemitério Britânico de Elvas, tendo a Assembleia Portuguesa contribuído também para esta obra.
Finda a cerimónia os presentes deslocaram-se à Igreja tendo sido descerrada conjuntamente pelo Presidente da Associação dos Amigos do Cemitério Britânico, Major Nickolas Hallidie e por S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, uma placa aposta do lado direito do altar-mor alusiva à visita de S.A.E. o Príncipe e Grão Mestre, Frá Matthew Festing  por ocasião da sua visita privada em Maio de 2011.
De referir que a belíssima placa gravada em mármore foi oferecida pelo Exmº Sr. João Fiúza Cabral da Silveira, Vogal do Conselho da Assembleia Portuguesa e grande dinamizador da atividade cultural, religiosa e assistencial da Ordem de Malta no sul de Portugal.