quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia do Santo Patrono no Mosteiro dos Jerónimos e Palácio da Vila de Sintra


Santa Missa do dia do Santo Patrono da Ordem de Malta, São João Batista no Mosteiro dos Jerónimos

No dia 23 de Junho no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, foi celebrada a Santa Missa do Dia do Santo Patrono da Ordem de Malta, São João Batista, presidida por S.E.R. Dom Antonino Eugénio Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, e na presença de S.E.R. Monsignore D. Rino Passigatto, Núncio Apostólico em Portugal. Durante a celebração S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa, Dom Augusto de Albuquerque de Athayde, Conde de Albuquerque, recebeu o juramento de vários novos membros da Ordem de Malta em Portugal.
Um assinalável número de Cavaleiros e Damas participou na cerimónia tendo a Santa Missa sido concelebrada por 6 sacerdotes, além de S.E.R já referidas, entre os quais 5 Capelães Magistrais.
Presentes também os representantes de diversas Ordens, designadamente da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, Real Irmandade de Infanções de Illescas, Real Irmandade do Senhor dos Passos da Graça, Real Ordem Constantiniana de São Jorge e da Associação da Nobreza Histórica de Portugal.
Também aceitaram o convite S.E. o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José Araújo Pinheiro, a quem S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac, impôs as insígnias de Grã-Cruz com Espadas da Ordem Pro Mérito Melitense, assim como o representante oficial de S.E. O Sr. Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada.
Presentes ainda Suas Excelências os Senhores Embaixadores de França e do Luxemburgo, além dos Chanceleres das Ordens Militares e do Mérito.
A soprano Conceição Galante acompanhada pelo coro e pelo Maestro Armando Vidal interpretou diversas peças sacras, elevando com grande nível o brilho espiritual da cerimónia.

Deposição de coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões

Após a Santa Missa, S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa, acompanhado dos Representantes das Forças Armadas presentes, e de S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal deslocou-se junto do túmulo de Luís de Camões, símbolo da Pátria, onde depositou uma coroa de flores .
Nessa ocasião foram também prestadas Honras Militares, tendo um destacamento de lanceiros feito a Guarda de Honra ao túmulo de Camões.

Jantar de gala no Palácio da Vila de Sintra

No âmbito das celebrações do Dia do Santo Patrono, decorreu o habitual jantar de Gala da Assembleia Portuguesa no Paço da Vila de Sintra, ao qual compareceram cerca de 200 convidados  e que decorreu na Sala dos Cisnes, S.E. o Conde de Albuquerque usou da palavra, tendo proferido um discurso de boas vindas aos novos confrades, fazendo também uma exposição  acerca das actividades e dos projectos da Assembleia Portuguesa, respectivamente nas vertentes Espiritual, Hospitalária e Cultural .
Ocorreram também dois apontamentos musicais de grande brilho durante a cerimónia, uma interpretação de duas arias e de um dueto da ópera "Il Trovatore" de Verdi respetivamente pela soprano Conceição Galante e pelo Prof. Dr. Nuno de Dias Villalonga, e a interpretação de diversos Fados ao piano por Maria Ana Bobone.

Imposição de Ínsignias da Grã-Cruz da Ordem Pro Mérito Melitense a S.E o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal

Após o jantar, S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa impôs as insígnias de Grã-Cruz da Ordem Pro Mérito Melitense a S.E. o Sr. Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta em Portugal pelos brilhantes serviços prestados em prol das atividades da Assembleia Portuguesa e da contínua e eficaz defesa e afirmação dos interesses e dos ideais da Ordem de Malta em Portugal.
 

Estas e outras fotos estão disponíveis na sede da Ordem em Lisboa.