segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comemorações dos 750º aniversário da concessão do Foral a Portel

No dia 30 de Junho, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta participou na cerimónia de abertura das cerimónias do 750 º aniversário da concessão do Foral à Vila de Portel, bem como da fundação do seu castelo, a convite do Município desta localidade histórica Alentejana.
S.E. o Conde de Albuquerque integra assim a Comissão de Honra das celebrações tendo sido convidado por S.E. o Sr. Presidente da Câmara Municipal Dr. Norberto Lopes Patinho.
De realçar a importância da Ordem de Malta para a história e a formação da identidade do Município de Portel, designadamente através da antiga posse do Mosteiro de Vera Cruz de Marmelar, local para onde os Cavaleiros de Malta trouxeram o santo lenho da Santa Cruz de Cristo, o qual ainda hoje se encontra neste Mosteiro situado a cerca de 10km da Vila.
Durante a sessão solene de apresentação da Comissão de Honra, S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa usou da palavra tendo lembrado a importância dos valores cristãos defendidos e professados pela Ordem de Malta para o combate ao perigoso relativismo do mundo contemporâneo, relembrando a importância da sua missão Espiritual e Hospitalária nos dias de hoje e sublinhando a vocação para a prática da caridade principalmente para com os pobres e os doentes.
Presentes também os membros do Conselho da Assembleia Portuguesa, Dr. João Pedro Campos Henriques e Dr. João Fiúza Cabral Silveira e S.E o Presidente da região de turismo do Alentejo, Dr. António Ceia da Silva.