quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Assembleia Portuguesa na III Conferência Ásia-Pacífico em Sydney

A convite da Associação Australiana esteve presente na III Conferência Ásia-Pacífico que decorreu no Hotel Shangri-la de Sydney de 12 a 14 de Outubro o Assessor do Hospitalário, Coronel João Alvelos. Estiveram presentes entre oradores e assistentes cerca de 32 pessoas. De Roma estiveram presentes S.E o Barão Albrecht von Boeselager, Grande Hospitalário; a  Sra. Marina Moll, assistente do Grande Hospitalário; e o confrade Simon Grenfell, delegado do Conselho de Governo. Da  Malteser International estiveram presentes o seu ex-Presidente Barão Johannes von Heereman Zuydtwyck e o CEO Coronel Ingo Radtke; Harald Schmid de Grüneck, Chefe da Missão no Camboja, representando a CIOMAL agência da Ordem especialista para as vítimas de Lepra e sua reabilitação pós-cura, e também o Coronel Arnaud de Vivies, diretor das obras internacionais de caridade da Associação Francesa.
Estiveram presentes outras delegações dos seguintes países: Singapura, Filipinas, Tailândia, Hong Kong, Coreia do Sul e Timor-Leste.
Do Instituto João Paulo II para o Casamento e Família, contou-se com a presença da sua Diretora a Confreira Professora Tracey Rowland, acompanhada pelo Dr. Adam Cooper, do corpo docente do Instituto. 
Três Embaixadores da Ordem contribuíram para a profundidade da discussão: HE Michael Mann, HE James (Jim) Dominguez e HE David Scarf. Os Embaixadores dirigiram uma sessão fechada da Conferência sobre a pegada diplomática da Ordem na Região Ásia-Pacífico.
A Associação Australiana foi representada pelo seu presidente Confrade Tony Macken, cujo Hospitalário o Confrade Dr. Ian Marshall foi o anfitrião da Conferência, o Tesoureiro Confrade Paulo Grew, o Vice-Presidente Confrade  David Hall, o Hospitalário para a zona Norte Gales Sul , Dr. Robert Costa, o vice-presidente Vitoriano Sir James Gobbo, e Queensland Branch representado pela  Confreira Christine Pingel. Presente como observador esteve FRA Richard DiVall, primeiro Cavaleiro de Justiça Professo da Austrália. No jantar formal de sábado presidido pelo Presidente Confrade Tony Macken foi investido o Sr. Alan Crouch da KIA de Timor com a Cruz de Mérito Melitense, sob recomendação do HE David Scarf, baseada no apoio desta marca automóvel na oferta de uma ambulância para serviço neste antigo território Português.  O discurso proferido pelo General Peter Cosgrove no jantar formal de sábado foi intitulado, "Os próximos 30 anos na nossa região, reflexões de um soldado".
De salientar a presença do Capelão Monsenhor Tony Doherty AM que celebrou a missa de abertura e mais tarde fez uma intervenção sobre o Concílio Vaticano II, do Padre Danny Meagher PP que celebrou a missa na segundo dia da Conferência e a hospitalidade do Padre Ray Chapman de St. Patricks, Church Hill, onde os delegados celebraram a missa com vestes de igreja no dia de encerramento.