terça-feira, 27 de novembro de 2012

Primeira formação prestada pelo INEM ao CVOM

Nos dias 23 e 24 de Novembro, nas instalações do INEM no Porto, decorreu a primeira formação em "Técnicas Básicas de Emergência", em que participaram 20 elementos do CVOM.
A formação teve uma componente teórica e uma componente prática, sendo orientada pela Sra. Enfermeira Cláudia Catarino junto com outras Enfermeiras e Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM.
O curso visou doar os voluntários dos conhecimentos básicos do Suporte de Vida e primeiras intervenções de socorro em caso de emergências, permitindo a todos ficarem a conhecer e habilitados a praticar essas medidas que poderão salvar vidas, ao garantir a sua preservação até a chegada das equipas médicas especializadas.
Foram dois dias de formação que serão determinantes na atuação destes voluntários que muitas vezes se deparam com situações de emergência durante as campanhas de assistência dos peregrinos, permitindo-lhes saber o que fazer ou não e também a estabelecer a comunicação com os meios de emergência do INEM, permitindo uma articulação que facilitará a ação e melhorará a sua eficácia.