sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conselho da Assembleia Portuguesa recebida na Associação dos Bombeiros Voluntários da Cruz de Malta

No dia 17 de Fevereiro, S.E. o Sr. Presidente Conde de Albuquerque  acompanhado de S.E. o Senhor Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac, do Exm.º Sr. Secretário Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques e do Exm.º Sr. Assessor do Hospitalário  Tenente Coronel João Alvelos, e por um grupo de Cavaleiros, foi recebido na sede da Associação dos Bombeiros Voluntários da Cruz de Malta para uma sessão de confraternização e para a prestação à Assembleia, de Honras na parada frontal ao Quartel, no Largo do  Leão em Lisboa.
Foi também nessa altura, feita uma apresentação sobre a génese, a  história, a evolução e o bom trabalho altruísta, solidário e caritativo dessa Associação, evidenciando-se a o facto de ter sido fundada enquanto "braço assistencial e hospitalário" por Cavaleiros portugueses no ano de 1918.
Tendo havido posteriormente uma separação, perspectiva-se agora uma reaproximação, designadamente através da assinatura de uma acordo protocolar de cooperação tendo em vista a participação de ambas as Associações em ações comuns de cariz e de natureza assistencial e hospitalário.
Na ocasião S.S.E.E. os Srs. Embaixador e Presidente usaram da palavra, tendo cumprimentado e agradecido o convite para ali se deslocarem aos representantes da Direção da Associação da Cruz de Malta e ao Representante do Comando dos Bombeiros.
Ficam deste modo, graças aos bons ofícios, ação e esforços do Sr. Assessor do Hospitalário Tenente Coronel João Alvelos, lançados os alicerces para uma futura e profícua cooperação, assente numa simbologia e num percurso feito no passado em comum, mas com um sentido de futuro, de inovação e de realização de iniciativas assistenciais tendo em vista o cumprimento do Tuitio Fidae e do obsequium Pauperum.