quarta-feira, 13 de março de 2013

Deslocação a Vale do Paraíso, Concelho da Azambuja

No dia 10 de Fevereiro, S.E. o Sr. Presidente e o Ex.º Sr. Secretário deslocaram-se a Freguesia de Vale do Paraíso no Concelho da Azambuja, correspondendo a um convite que foi dirigido à Assembleia dos Cavaleiros Portugueses pelas autoridades locais, no sentido de assistirem à  celebração da Santa Missa, e participarem nas festividades comemorativas do 520º aniversário da passagem de Cristóvão Colombo por Vale do Paraíso, para se encontrar com El Rei de Portugal Dom João II no regresso da primeira viagem do célebre navegador à América, após a descoberta deste continente.
Cristóvão Colombo pernoitou em Vale do Paraíso na Comenda que aí estava erigida pela Ordem de São João do Hospital, mais tarde conhecida como Ordem de Malta, tendo como tal sido nessa ocasião hóspede dos Cavaleiros de São João.
Agora 520 anos após estes factos históricos os Cavaleiros de Malta Portugueses estiveram representados ao mais alto nível nesse evento comemorativo, tendo visitado o Centro de Estudos sobre Cristóvão Colombo, participado nas atividades de animação local com um claro cunho revivalista e evocativo da memória da passagem dessa figura decisiva para a História Universal.