terça-feira, 26 de março de 2013

Inauguração da sede Sul do CVOM


No dia 23 de Março foi inaugurada a sede do Núcleo Sul do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta.
A efeméride coordenada pelo Exº Sr. João Fiúza da Silveira, vogal do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta e Coordenador do Núcleo Sul do CVOM, contou com a participação de muitos voluntários vindos de várias zonas do País, nomeadamente a Exª Srª Dª Maria José Vilas Boas - Coordenadora Operacional do CVOM e outros membros do Porto, bem como a Exª Srª Profª Emilia Teixeira - responsável e principal organizadora da logística a Sul, acompanhada por um representativo número de voluntários de Coruche.
Dignaram-se estar presente S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta - Conde de Albuquerque, o Hospitalário - Exº Sr. Augusto Pinto Osório e o Presidente do CVOM, bem como vários membros da Ordem nomeadamente os que integram a estrutura organizativa deste Núcleo - Exº Sr. Conde de Cascais e Ex.ma Srª Drª Joana Nigra de Noronha e Cavaleiros e Damas que participam ativa e dedicadamente nos trabalhos de assistência aos peregrinos desenvolvidos por este Núcleo.
O dia iniciou-se com a concentração na igreja de Azervadinha (Coruche) onde se se celebrou a Santa Missa de ação de graças.
Presidiu ás cerimónias religiosas o Reverendo Padre Ricardo Lameira - Capelão Magistral da Ordem, dignando-se coadjuvar o Reverendo  Cónego Senra Coelho - Capelão Magistral da Ordem, que proferiu uma "prática" onde deixou bem vincada a importância da ação da Ordem e o seu reflexo no cumprimento do milenar carisma de defesa da Fé e serviço aos mais necessitados, bem como a sua diferenciação pela Caridade Cristã.  
No final da Santa Missa, a Coordenadora Médica a Sul procedeu a entrega de diplomas de participação no curso de "Técnicas Básicas de Emergência" ministrado pelo INEM e que valorizam os conhecimentos e ação dos voluntários, realçando-se assim, a profunda ligação entre a ação hospitalária e a Fé, indissociáveis da ação da Ordem de Malta.
O Coordenador do CVOM a Sul - Ex.mo Sr. João Fiúza da Silveira - principal  impulsionador e organizador deste Núcleo do CVOM dirigiu palavras de agradecimento e congratulações pelo trabalho já desenvolvido e que se espera vir a aumentar e consolidar na acção do Corpo de Voluntários, agora que possui um local próprio de reuniões e trabalho, permitido a melhoria da sua organização e acção.
Em seguida o grupo dirigiu-se á antiga escola primária de Azervadinha, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Coruche que se fez representar pela Exª Srª Vereadora Engª Maria de Fátima Raimundo Galhardo, estando também presente o Exº Sr. Presidente da Junta de Freguesia local, tendo S.E. o Sr. Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, Conde de Albuquerque,  os Hospitalários Sr. Augusto Pinto Osório e Sr. João Fiúza da Silveira,  procedido á abertura oficial da sede e hasteamento da bandeira da Ordem naquele edificio.
De seguida houve lugar a um almoço convívio e a uma reunião de preparação da campanha de assistência aos peregrinos de Fátima 2013 vindos do Sul, onde se prevê a abertura de 7 postos de assistência entre os dias 7 e 11 de Maio.