sábado, 6 de abril de 2013

Lançamento da obra completa do Padre António Vieira

No passado dia 4 de Abril , S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, assim como o Sr. Secretário Dr. João Pedro de Campos Henriques deslocaram-se à Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa correspondendo a um convite que lhes fora dirigido por S.E. o Magnífico Reitor e pelo Conselho de Administração do Circulo de Leitores para participarem na Sessão de lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira, com apresentação a cargo de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto e Prémio Pessoa, e do Professor Dr. João Adolfo Hansen, da Universidade de São Paulo.
O projeto intitulado "Vieira Global" envolve mais de meia centena de especialistas e de investigadores de Portugal e do Brasil que estão a realizar uma pesquisa exaustiva de mais de 20 mil páginas e fólios da herança escrita do Padre António Vieira com vista a preparar, pela primeira vez, a publicação da totalidade de  testemunhos escritos atribuídos a Vieira.
Trata-se com efeito do maior projeto de sempre dentro deste género, na história da edição em Portugal.
A Assembleia  Portuguesa orgulha-se de que um dos dois Diretores da Obra, seja um confrade português o Sr. Professor Dr. José Eduardo Franco e de que através de uma intervenção de S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia se tenha conseguido o especial apoio e a parceria  do Comissariado Geral do Ano de Portugal no Brasil - sem o qual a concretização deste projeto não teria sido possível - pela sensibilização do Comissário-Geral, S.E. o Sr. Dr. Miguel de Horta e Costa (Santa Comba Dão), igualmente confrade.
Ficando assim, e deste modo, a Assembleia Portuguesa intimamente associada à edição desta Obra fundamental e de referência incontornável, e prestando homenagem a esse Grande Português, vulto incontornável  e imortal das Letras e do Cristianismo, a quem o Humanismo Lusitano, a Língua Portuguesa, a Missionação e a expressão de Portugal no Mundo - e da sua maneira de estar e de ser -  tanto deve.