domingo, 30 de junho de 2013

Celebração em Lisboa do 900º aniversário da outorga da bula fundadora da Ordem de Malta.

Celebração da Santa Missa Solene na Igreja de São Roque

No dia 23 de Junho, foi  celebrada a Santa Missa de São João  na Igreja de São Roque em Lisboa perante um grande número de Cavaleiros e Damas.
Tratou-se de um importante momento de Unidade Espiritual vivido pelos membros da Assembleia Portuguesa. Durante a Santa Missa presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Antonino Eugénio Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco e Capelão Grã Cruz Conventual ad honorem da Assembleia Portuguesa  e que foi transmitida em direto pelo canal de televisão TVI, no território nacional e para internacional, estiveram também presentes um número significativo de membros do Corpo Voluntário da Ordem de Malta. Durante a cerimónia atuou enquanto cantora lírica  a Dama de Graça Magistral e soprano Sr.ª Dr.ª Maria da Conceição Galante de Goes Villalonga.


Clique no link em baixo para ver o video da Santa Missa transmitida pela TVI
http://www.tvi.iol.pt/programa/missa-oitavo-dia/4460/videos/141837/video/13900663/1

Entrevista de S.E o Sr. Conde de Albuquerque à RTP 1

Após a celebração da Santa Missa, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque foi entrevistado pela RTP 1, tendo nessa ocasião tido oportunidade de referir a importância do 900 º aniversário da Ordem de Malta, bem como o programa de comemorações previsto até ao fim do ano pela Assembleia Portuguesa. S.E. abordou também sucintamente as realidades da Ordem de Malta no mundo de hoje, a sua importante ação assistencial nos cinco continentes, e a sua natureza de Ordem Católica de Cavalaria, e do permanente testemunho que os seus cerca de 14 mil membros dão no mundialmente de Defesa da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi também evocada a importância da intervenção da Assembleia Portuguesa através dos seus membros, Chefes de Missão Diplomática junto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa , no espaço da Lusofonia.


Almoço na Cervejaria Trindade

Após a cerimónia os Cavaleiros, Damas e voluntários  deslocaram-se à Cervejaria Trindade,  para um almoço de confraternização onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas.


Concerto de Música Sacra e Te Deum na Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Ao início da tarde realizou-se o Concerto de Música Sacra e Te Deum  organizado no âmbito do quadro de atividades da Assembleia Portuguesa previstas para a celebração do 900º aniversário da Ordem de Malta  na Igreja de Nossa Senhora do Loreto. Durante o concerto foram interpretadas diversas peças, pelos confrades Dr.ª Maria da Conceição Galante de Goes Villalonga, Dr. Nuno de Goes Villalonga e por Bruno de Menezes Ribeiro respetivamente.  Participou no concerto a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana dirigida pelo Exm.º Sr. Capitão e Maestro João Cerqueira.
Dignaram-se assistir ao Concerto, numa Igreja repleta de público, os Srs. Embaixadores de Itália, da Hungria e da Ordem Soberana Militar de Malta, além de diversos outros membros do Corpo Diplomático e os Representantes de diversas Autoridades Civis, Militares e Municipais.


Arraial de São João nos terraços da Igreja de Santa Luzia

Após a realização do Concerto de Música Sacra e Te Deum, os confrades e inúmeros amigos tiveram ocasião de confraternizar no arraial de São João, Padroeiro da Ordem Soberana Militar de Malta, que decorreu nos terraços da Igreja de Santa Luzia contíguo ao edifício da igreja e sobranceiro ao velho e pitoresco Bairro de Alfama, do qual se avista o rio Tejo.