domingo, 6 de outubro de 2013

Colóquio sobre a Ordem Soberana Militar de Malta, 900 anos de história, Cultura e Solidariedade na Fundação Gulbenkian

No dia 27 de Setembro decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa o Colóquio organizado pela Assembleia Portuguesa, acerca da Ordem Soberana Militar de Malta, 900 anos de História, Cultura e Solidariedade, inserido no programa de celebrações deste aniversário da outorga da Bula fundadora da Ordem pelo Papa Pascoal II.
O Colóquio decorreu no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian e foi patrocinado institucionalmente pela Fundação, pela CLEPUL, pelo Grupo Qualitas e pelo Centro Nacional de Cultura.
Os trabalhos foram iniciados solene e oficialmente pela manhã com uma intervenção de Sua Excelência o Sr Dr. Jorge Barreto Xavier Ilustre Secretário de Estado da Cultura do Governo de Portugal  e terminaram ao fim da tarde, durante o evento inúmeras personalidades do mundo religioso, empresarial, universitário, militar, diplomático, artístico, jurídico, científico e político participaram dando desse modo o seu contributo para este que foi um importante debate de ideias e uma importante sessão de esclarecimento acerca da natureza, ação  e projeção da Ordem Soberana Militar de Malta.
Durante as cerca de 10 horas, cerca de 200 pessoas tiveram oportunidade de participar nos respetivos períodos de "perguntas e respostas", expondo opiniões, esclarecendo dúvidas e questionando os oradores.
Os trabalhos foram encerrados pela intervenção de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Nuno Brás, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, em representação de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.
Após o evento foi servido um "Porto de Honra" abrilhantado por um octeto de instrumentos de sopro da Banda da Armada que brindou a assistência com um belo apontamento musical.