domingo, 18 de maio de 2014

Campanha e cerimónias de Fátima 2014

Celebração da Santa Missa de encerramento da campanha de apoio aos peregrinos de Fátima

No dia 12 de Maio, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque,  assistiu à celebração da Santa Missa de encerramento da Campanha de Fátima na Igreja de Santa Catarina da Serra perante todos os membros do CVOM reunidos em oração e diversos cavaleiros e damas.
Após a Santa Missa realizou-se o almoço de confraternização durante a qual S.E. o Sr. Presidente fez uso da palavra louvando o bom trabalho do CVOM.
 
Jantar da delegação portuguesa no restaurante do hotel de Fátima

Na noite de 12 de Maio, e antes de se realizar a Procissão das Velas, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque presidiu a um jantar de confraternização entre confrades,  que se realizou como habitualmente no restaurante do Hotel de Fátima. Presentes SS.AA.RR. os Duques de  Bragança, S.E. o Sr. Professor Dr. Martim de Albuquerque Bailio Grã Cruz de Honra e Devoção, S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac  e S.E. o Sr. Vogal do Conselho de Governo Sr. Embaixador D. Ruy Gonçalo do Vale Peixoto de Vilas Boas (Guilhomil).
 
Encontro entre S.E o Sr. Presidente e S.E o Sr. Lugar Tenente da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Antes da Procissão das Velas, S.E. o Sr. Presidente teve ocasião de cumprimentar S.E. o Sr. Lugar Tenente da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, Dr. Gonçalo de Figueiredo Barros reforçando as relações pessoais e institucionais de profunda amizade entre ambas as instituições.
 
Encontro com S.E Reverendíssima o Sr. Patriarca de Lisboa

Antes da realização da Procissão das Velas S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, bem como a Delegação da Assembleia Portuguesa que participou nas cerimónias, teve ocasião de cumprimentar S.E.Reverendíssima o Sr. Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.

Participação nas cerimónias do dia 12 de Maio à noite

Na noite de dia 12 de Maio, a Delegação da Assembleia Portuguesa participou nas cerimónias religiosas levadas a cabo no Santuário de Fátima, integrando-se na Procissão das Velas e assistindo à celebração da Santa Missa.
 
Encontro com S.E o Sr. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

Antes do início das cerimónias , S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, em nome da Assembleia teve ocasião de saudar pessoalmente um grande amigo da Assembleia Portuguesa S.E. o Sr. Dr. Luís Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, assim como S.E. o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros do México que se encontravam a assistir às cerimónias na colunata sul do Santuário.
 
Participação no Terço e Procissão do dia 13 de Maio

Na manhã do dia 13 de Maio, a Delegação da Assembleia Portuguesa participou no terço e na procissão que atravessou o recinto do Santuário até à colunata sul local habitualmente destinado aos membros da Assembleia.
 
Encontro com peregrinos apoiados pelos serviços da Ordem de Malta

Durante a Procissão de dia 13,  a delegação da Assembleia Portuguesa foi viva e efusivamente saudada por um grupo significativo e numeroso de Peregrinos que se encontravam no Santuário junto às grades do corredor central, em testemunho público de agradecimento pelos serviços assistenciais e hospitalários prestados  durante a Campanha.
Ostentavam um cartaz de agradecimento público e S.E. o Sr. Conde de Albuquerque saiu da Procissão para os saudar e abraçar, agradecendo com esse gesto a simpatia e o reconhecimento dos Peregrinos assistidos.
 
Participação da Ordem de Malta na celebração da Santa Missa na manhã do dia 13 de Maio

A Delegação da Assembleia Portuguesa participou nas cerimónias religiosas tendo os cavaleiros e damas usado os seus trajes de Igreja .
Durante as cerimónias e também como vem já sendo hábito os membros do CVOM auxiliaram na Comunhão, dando uma vez mais o seu contributo e o seu testemunho Cristão demonstrativo da sua  profunda comunhão com o carisma da Ordem de Malta enquanto Ordem Católica de Cavalaria.