quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Campo de férias JANGADA 2014

O JANGADA é um campo de férias organizado sob os auspícios da Ordem de Malta onde, a Cruz de Malta em parceria com o CVOM de Lisboa,  realizaram  pela primeira vez este ano, esse desafio. Teve como objetivo principal proporcionar uma semana diferente, marcada pelas novas amizades, pelo serviço e solidariedade, pela experiência de fé e pelo maior conhecimento de cada um. Mas o que tornou o JANGADA especial foi o facto de integrar um conjunto de participantes portadores de deficiência, proporcionando-lhes a oportunidade de viverem uma experiência de 8 dias em que os ensinamentos de  Jesus foram o centro das atividades, tudo isto em conjunto com todos os outros participantes! Foi o único campo de férias a integrar esses Jovens, pelo menos na região de Lisboa. Os jovens portadores vinham da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. O local escolhido foi um Quartel desativado na zona da Fonte da Telha com uma localização soberba e com instalações propicias para este tipo de atividades.cru
Começámos por nos encontrar em frente à Basílica da Estrela, onde antes de partir rezámos para que a nossa Jangada corresse bem e também por um Grande Homem que demonstrou uma generosidade infindável pelo próximo, após tratar centenas de Peregrinos que se deslocavam a Fátima, no último 13 de maio, como médico, sucumbiu ao cansaço quando conduzia de regresso a casa, despistando-se com gravidade. No dia 19 de julho, tomámos como exemplo a sua dádiva e a sua entrega e rezámos pela sua recuperação, pois todos nós, na Ordem de Malta, sentimos um grande vazio nos nossos corações pela ausência dos seus conselhos, da sua ajuda enfim do convívio com ele. Já que não pode receber visitas tirámos uma foto com legenda para que ele sinta que não está só naquela cama de hospital. A legenda era a seguinte:”FORÇA CARLOS FRANÇA”!!!
A equipa de alimentação foi excelente a Madalena Vieira e a Teresinha Esteves da Fonseca foram impecáveis e estiveram sempre a trabalhar sem cessar durante os 8 dias!
Foi celebrada Missa quase todos os dias, pelos nossos amigos  Padres Gonçalo e Ismael. Todos enquadrados por Equipas que fizeram todas as tarefas. Desde arrumar a cozinha e lavar a loiça até lavar as casas de banho e as camaratas. Todos participaram!
Fez-se uma caminhada (5km) em oração e depois deu-se um mergulho na praia. Visitámos e animámos 3 Lares Residenciais de Idosos onde uma visitante que ficou tão tocada pela nossa ação andou à nossa procura para nos agradecer pela iniciativa, e encontrou-nos, e foi uma festa!
Dentro das várias atividades lúdicas existiu uma que marcou muito mais, foi a incorporação imaginária de um invisual! Com uma venda nos olhos bem apertada todos foram fazer testes ultrapassando, ou tentando ultrapassar, vários obstáculos, e foi sempre preciso ajuda !!!!
Até ao nível da desestruturarão social da nossa sociedade foi motivo para sensibilizar os nossos Jovens a medir determinados comportamentos sociais.
Terminamos a nossa aventura com o último dia dedicado aos Pais que assim testemunharam o espírito e o ambiente onde os seus filhos estiveram uma semana.
A Jangada não terminou! Começou agora mesmo e é navegando, cada um à sua medida, que se vai melhorando cada vez mais a  performance na Jangada da vida de cada um!