sábado, 28 de fevereiro de 2015

Consistório-Basílica de São Pedro no Vaticano

No passado dia 14 de Fevereiro uma Delegação da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, chefiada pelo Secretário Geral, Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques, mandatada pelo Presidente, Sua Exa o Conde de Albuquerque, assistiu em Roma às Cerimónias do Cardinalato de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que teve lugar na Basílica de S.Pedro, no Vaticano, presidida por Sua Santidade o Papa Francisco e na presença do papa Emérito Bento XVI.
Nesta solene cerimónia foram também elevados à condição de Cardeais outros 19 Ministros da Igreja, entre os quais Monsenhor Arlindo Gomes Furtado de Cabo Verde e Monsenhor Júlio Duarte Langa de Moçambique (antigas colónias Portuguesas).
É de realçar que muitos dos agora Cardeais vieram de paragens longínquas, fora da Europa, como Nova Zelândia, Vietname, Myanmar, Tailândia, Uruguai, Panamá, Tonga, Colômbia, México, Argentina e Etiópia.
Presentes inúmeros Cardeais e Dignitários da Cúria Romana, Reis, Presidentes e altos cargos de diversos Países, bem como uma Delegação do Soberano Conselho da Ordem de Malta.