domingo, 27 de setembro de 2015

Dom Duarte de Bragança consagra filho Dom Afonso a Nossa Senhora da Lapa

Nos dias 5 e 6 de Setembro, o Concelho de Sernancelhe recebeu Suas Altezas Reais, os Duques de Bragança.
O motivo da visita foi a consagração de Dom Afonso de Bragança, o Príncipe da Beira (Cavaleiro Grã Cruz de Honra e Devoção da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta) a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição existente há séculos e que dá continuidade ao ato praticado pelos Príncipes e Princesas da Beira ao atingirem a maioridade.
Dezassete anos depois, Dom Duarte de Bragança regressa a Sernancelhe para consagrar o seu filho Dom Afonso a Nossa Senhora da Lapa, símbolo do Culto Religioso no nosso país.
Dom Duarte de Bragança e Dom Afonso foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, o Exmo. Sr. Carlos Silva Santiago, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No interior da Igreja mais de uma centena de convidados assistiu a este momento, sendo o mesmo transmitido aos expectadores que permaneceram no exterior, através de um ecrã gigante.
Dom Afonso de Bragança cumpriu um ritual secular, ajoelhado perante o Altar de Nossa Senhora da Lapa, a quem pediu auxílio e orientação para a sua vida.
O Reverendo Padre Alves Amorim, Reitor do Santuário, completou a Cerimónia com a oferta de uma Medalha e de uma Imagem de Nossa Senhora da Lapa ao Príncipe da Beira.
Dom Afonso retribuiu o gesto oferecendo uma Medalha ao Reitor do Santuário da Lapa.
Após a Cerimónia, seguiu-se a procissão acompanhada por milhares de visitantes, rumo ao espaço reservado à Missa Campal, presidida por Monsenhor Cândido Azevedo, que classificou este dia “Histórico” para a Lapa e para Sernancelhe.