domingo, 18 de outubro de 2015

Assembleia Geral da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados

No dia 14 de Outubro realizou-se a Assembleia Geral para eleição da Coordenação da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
A Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, como membro da Plataforma, fez-se representar pelo Secretário-Geral, Dr. João Pedro de Campos Henriques, e pelo Tesoureiro, Eng. Salvador Simões de Almeida, que a pedido de S.E. o Presidente, Conde de Albuquerque, estiveram presentes neste ato, tendo o Secretário Geral representado a Assembleia no ato eleitoral. Foi eleita a lista única, por unanimidade, pelos 82 Membros presentes, encabeçada pelo Exmo. Sr. Dr. Rui Marques que será assim o Coordenador Geral da plataforma ao longo do próximo ano.
Durante a Assembleia geral foi feito um ponto de situação dos trabalhos da PAR, tendo sido apresentadas algumas das empresas que apoiam esta iniciativa, nomeadamente a Fundação PT, SIVA, Rádio Renascença, Microsoft, Porto Editora, entre várias outras que deram o seu testemunho de como apoiam ou pretendem apoiar a plataforma, dando o seu exemplo e mostrando que há várias formas de colaborar neste projeto, até porque as necessidades são muitas.
Foi ainda apresentada a revista "Refugiados" e a Plataforma de e-Learning. A revista foi criada e está a ser distribuída gratuitamente com o objetivo de divulgar, chamar à atenção e informar o público em geral e as empresas sobre esta causa.
A plataforma de e-learning disponibilizada pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, um dos centros educativos da rede Doroteia (Congregação das Irmãs Doroteias - Membro da PAR), foi concebida como uma ferramenta de aprendizagem destinada a ajudar a formar os técnicos das Instituições que acolherão os refugiados.
Por fim foram assinados os protocolos com as Instituições Anfitriãs da PAR que acolherão os refugiados.
O Dr. João Pedro de Campos Henriques teve ainda a oportunidade de apresentar cumprimentos ao Dr. Rui Marques, Coordenador da PAR, tendo disponibilizado todos os recursos da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta para esta causa.