quarta-feira, 8 de junho de 2016

Campanha de Fátima 2016

Visita aos Postos de Assistência aos Peregrinos de Fátima

Nos dias 9 e 10 de Maio S.E. o Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, o Sr. Conde de Albuquerque, e o Exmo. Sr. Secretário e Tesoureiro do Conselho, Eng. Salvador Simões de Almeida, visitaram vários postos da Ordem de Malta, de Assistência aos Peregrinos que se deslocam do Norte e do Sul ao Santuário de Fátima.
No dia 10, domingo, foram acompanhados pelo Vogal do Conselho, Exmo. Senhor João Fiúza Cabral da Silveira, tendo visitado vários postos a Sul de Fátima, estiveram presentes na Missa dos Peregrinos do Posto de Montargil onde tiveram a oportunidade de conversar com vários peregrinos já conhecidos de anos anteriores e que todos os anos passam nos nossos postos. Tiveram também a oportunidade de falar com as equipas de voluntários no terreno sobre os desafios que se apresentaram este ano devido às más condições meteorológicas, chuva e vento, que provocaram um agravamento das condições físicas dos peregrinos que procuraram a assistência da Ordem de Malta naqueles locais. Para acabar o dia juntaram-se aos peregrinos que se encontravam em Condeixa para jantar onde estavam também o Reverendo Padre Ricardo Lameira, atual Assessor do Vogal do Conselho e Responsável pelos Postos a Sul de Fátima, e a Sr.ª Prof. Emília Teixeira que partilharam como estava a decorrer a campanha deste ano.
No dia 11, depois da deslocação ao Porto para a audiência com o Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, passaram a tarde no posto de Condeixa com o Hospitalário, Exmo. Sr. Augusto Pinto Osório, e o seu Assessor e Presidente do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta, Sr. Eng José Manuel Correia Alves,  onde o Exército, que apoia a campanha de Fátima da Ordem de Malta há vários anos, montou este ano um Hospital de Campanha. Este apoio foi fundamental para criar as condições necessárias para a prestação de cuidados aos muitos peregrinos que por ali passaram debaixo de forte chuva e em condições físicas muito debilitadas. Ao fim da tarde assistiram ainda à Santa Missa, celebrada diariamente nos Postos da Ordem de Malta, juntamente com os vários Peregrinos, Voluntários e Membros da Ordem que ali se encontravam àquela hora.


Cerimónia de Encerramento da Campanha de Fátima 2016

No dia 12 de Maio teve lugar a Santa Missa de encerramento da Campanha de Fátima de 2016, presidida pelo Reverendo Padre Ricardo Lameira, Capelão Magistral da Assembleia Portuguesa e Assessor do Vogal do Conselho, e concelebrada pelo Capelão Magistral Reverendo Padre João Pedro Bizarro, na Igreja de Santa Catarina da Serra.
A seguir à Santa Missa foi servido um lanche de confraternização oferecido pelos Voluntários da Ordem de Malta.



Cerimónias Oficiais do Santuário de Fátima - 12 e 13 de Maio 2016

Nos dias 12 e 13 de Maio a Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta participou nas cerimónias oficiais do Santuário de Fátima com uma numerosa delegação, constituída por vários membros e voluntários da Ordem e liderada por S.E. o Presidente da Assembleia, Dr. Augusto de Athayde, Conde de Albuquerque. Estiveram também presentes S.E. o Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac, e vários membros do Conselho.