quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cerimónia de Investiduras na Ilha da Madeira

Cocktail oferecido por S.E. o Sr. Presidente do Governo Regional

No dia 14 de Outubro, S,E o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel de Albuquerque, ofereceu um cocktail de boas vindas aos cavaleiros e damas de Malta portuguesas que se haviam deslocado ao Funchal  para participar na celebração da Santa Missa e na cerimónia de Investiduras.


Visita ao Palácio de São Lourenço

No dia 14 de Outubro o grupo de cavaleiros e de damas que viajaram até ao Funchal visitaram o magnífico Palácio de São Lourenço  sede do  Gabinete do Representante da República para a Madeira e do Comando da Zona Militar.

Cerimónia de admissão de novos Cavaleiros

Nos dias 14  e 15  de Outubro e correspondendo a um convite feito por S.E. o Sr. Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Dr. Miguel de Albuquerque, a Assembleia Portuguesa organizou uma cerimónia de Investiduras na Igreja de Nossa Senhora do Monte, tendo sido investidos dois confrades madeirenses, na presença das mais altas Autoridades Militares e Civis, suas Excelências os Presidentes da Assembleia Legislativa Regional e do Governo Regional, além de S.Exa.ª o Se. Representante da República e de S.Exa o Sr. Comandante da Zona Militar da Madeira, ficando deste modo lançado o polo Madeirense da Ordem de Malta.
De realçar que a Santa Missa foi celebrada por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. António Cavaco Carrilho, Bispo do Funchal.


 Interpretação dos hinos 

Antes do início das cerimónias,  as autoridades regionais presentes no ato,  e S.Exa o Embaixador da Ordem de Malta, S.Exa o Presidente da Assembleia Portuguesa, assistiram no adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte e junto à estátua do Beato Carlos de Habsburgo, Imperador da Áustria e Rei da Hungria, à cerimónia de interpretação dos hinos nacionais da Ordem Soberana Militar de Malta e de Portugal interpretadas pela Banda da Zona Militar da Região Autónoma da Madeira

Cerimónia de homenagem ao Beato Carlos de Habsburgo

No fim da cerimónia de Investiduras, procedeu-se à deposição de uma coroa de flores junto do túmulo do Beato Carlos de Habsburgo, Imperador da Áustria.
Acompanharam  S.E. o Sr. Presidente da Assembleia  Portuguesa, S.E. o Embaixador da Áustria, S.E. o Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta e as demais autoridades civis e militares.


Encontro de confraternização

Após a  cerimónia religiosa, os confrades presentes e demais convivas encontraram-se para um cocktail dinatoire servido na Quinta do Monte junto à Igreja de Nossa Senhora do Monte.
Durante o cocktail .S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa usou da palavra saudando todos os presentes designadamente  os três novos confrades, sublinhando ainda a importância do lançamento do núcleo Madeirense da Assembleia Portuguesa que se espera possa desenvolver a Espiritualidade da Ordem de Malta  e dos seus membros e voluntários na Região, assim como levar a cabo e concluir obras e trabalhos assistenciais em prol de Nossos Senhores os Pobres e os Enfermos.
S.E. o Sr. Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, ilustre representante da República para a Região Autónoma da Madeira saudou os presentes tendo-se congratulado com o lançamento do núcleo da Assembleia Portuguesa na Madeira e dando as boas vindas aos cavaleiros de Malta.


Cerimónia de homenagem a João Gonçalves Zarco

No dia 15 de Outubro, S.Exa o Presidente da Assembleia Portuguesa, juntamente com um dos Presidentes de Honra da Assembleia Portuguesa S.A.R o Infante D. Miguel, Duque de Viseu,  na presença de um grupo de Cavaleiros e de Damas da Ordem de Malta, membros da Assembleia Portuguesa, depositaram uma coroa de flores junto da estátua de João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira.
Neste momento de chegada da Ordem de Malta à Madeira, entendeu o Conselho homenagear aquele que foi o primeiro a chegar também a esta ilha portuguesa.


Links para notícias publicadas na imprensa Madeirense.

https://funchalnoticias.net/2016/10/15/ordem-soberana-militar-de-malta-na-madeira/
https://funchalnoticias.net/2016/10/14/cocktail-da-ordem-de-malta-hoje-na-quinta-vigia-investidura-amanha-no-monte/
https://funchalnoticias.net/2016/03/11/presidente-da-assembleia-recebe-d-augusto-de-albuquerque/
https://funchalnoticias.net/2016/09/08/ireneu-barreto-recebeu-ordem-de-malta/
http://www.dnoticias.pt/madeira/ordem-de-malta-realizou-investidura-de-novos-membros-na-igreja-do-monte-DF205371