domingo, 10 de dezembro de 2017

Participação nas Cerimónias em Honra de Nossa Senhora da Conceição do Crato

Como é já de tradição, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta fez-se representar nas Cerimónias em Honra de Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Portugal, realizadas, no passado dia 8 de Dezembro, na vila do Crato.


As Cerimónias de 8 de Dezembro na vila do Crato são duplamente significativas para a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses. Com efeito, para além de todo o importante significado que a vila e região assumiram na história da Ordem de Malta em Portugal, foi também no dia 8 de Dezembro do ano de 1232 (após a doação à Ordem em 23 de Maio deste mesmo ano, pelo rei D. Sancho II) que Mem Gonçalves, Prior da Ordem, deu Foral ao Crato, com o objectivo de cativar povoadores para essa localidade.
Trata-se, pois, de um acto e uma efeméride muito importantes para a história e actualidade da Ordem em Portugal, a que se somam as felizes coincidências da dedicação da própria Igreja Matriz da vila do Crato e da consagração desse dia pela Santa Igreja à Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

A Delegação composta pelo Exmo. Sr. Prof. Doutor Arqt. Mário Chaves e pelo Exmo. Sr. Dr. Mariano Cabaço, participou na Santa Missa e Procissão, que percorreu a zona histórica da vila. No final das Cerimónias houve lugar à habitual confraternização e troca de cumprimentos com os representantes das autoridades civis e religiosas locais.
Fotos: cortesia do Município do Crato
Foral da Vila do Crato dado pelo Prior da Ordem do Hospital
em 8 de Dezembro de 1270, Era Cristã de 1232

(Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

Sem comentários: